Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de maio de 2011

AS POLITICAS AFIRMATIVAS

O termo politica afirmativa teve sua primeira ação concreta no governo de Getúlio Vargas em 1030 que foi decretada a lei de nacionalização do trabalho que obrigava as empresas a contratar no mínimo dois terços de brasileiro entre os funcionário, e, esse movimento desencadeou vários movimentos como a Marcha Zumbi dos Palmares. Deste então, vários setores sociais, principalmente das mulheres, pessoas com deficiência física, indígenas e negros tem sido comtemplado.
A discriminação de mulheres no Brasil ainda é grande e é visível na politica onde as mulheres são a minoria explicita. Mas uma ação afirmativa estabeleceu a cota mínima de candidatas mulheres para as eleições.
A politica afirmativa também tornou mais digna a situação dos trabalhadores com necessidade especiais que obriga não só a esfera pública mas também a privada a respeitar a cota de contratação de portadores de deficiência que vareia de 2 a 5%.
Duas iniciativas se destacam na politica afirmativa para os indígenas como a formação de gestores indígenas e a formação de professores indígenas.
Ações como criação da Secretaria Especial de Politicas de Promoção da Igualdade Racial pelo Governo Federal, promoveu o surgimento do PProUni que beneficiou muitos estudantes negros no ensino superior .
Apesar de concretas todas as ações afirmativas acima citadas é também concreta os inúmeros desrespeito e forma de desrespeito que essas ações enfrentam.
Ricardo Mazureki cref11- 01109G/MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário