Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Módulo VI

Módulo VI
ESTRUTURA CURRICULAR

MODALIDADE: ENSINO FUNDAMENTAL FINAL
TURMA: 8ª SÉRIE (9º ANO)
COMPONENTE CURRICULAR: PESQUISA
TEMA: MISCIGENAÇÃO
AUTORA: CELIR ANGONESE E SUELAINE LEITE DE SOUZA VIEIRA
CO-AUTOR: RICARDO MAZUREKI E NÚBIA MARIA LEITE DE SOUZA
ÁGUA BOA/MT – ESCOLA MUNICIPAL CRISTALINO

Objetivos da aula:
•Desenvolver pesquisas on line;
•Estimular a curiosidade pelo tema sugerido;
•Respeitar as diferentes raças existentes em nosso meio;
•Conhecer as várias raças constituídas em nosso país através da mistura de raças;
•Socializar os conhecimentos adquiridos.

Duração das atividades:
Aproximadamente 4 aulas de 50 minutos.

Como trabalhar essa aula
Essa aula será trabalhada com alunos da 8ª série, enfatizando a pesquisa on line com o uso dos lep tops do Projeto Uca sobre a miscigenação existente entre os jogadores da Seleção Brasileira de futebol, onde os alunos possam compreender e identificar as diferentes raças com seus costumes, crenças, cultura e culinária que fazem parte desse grupo.

Estratégias da aula
•Enfatizar com os alunos sobre o que é a miscigenação;
•Propor que realizem pesquisa on line sobre as diferentes raças que fazem parte do time da Seleção Brasileira de Futebol;
•Realizar grupos dividindo-os com sub-temas;
•Observar quais os procedimentos usados por cada aluno na realização da pesquisa.

Recursos Complementares
Usar como recurso os lep tops do Projeto Uca.

Avaliação
A avaliação se dará de forma contínua durante a pesquisa e a socialização tanto do grupo como individualmente.

Relato
Após pesquisa realizada e socializada entre os alunos, ficou claro para eles que o brasileiro é formado por diferentes raças e culturas e que essa miscigenação faz com que o Brasil seja um país rico em culturas e tradições e que nós somos parte dessa miscigenação, onde devemos respeitar nosso próximo, pois essa herança iremos levar para o nosso futuro divulgando a beleza do povo brasileiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário